blog do mundo mult

Saúde na melhor idade: cuidados importantes para adotar na rotina

07/10/2021

A melhor idade é a época em que o corpo já não tem mais o mesmo vigor de antes e a nossa saúde necessita de atenção redobrada.

No entanto, é possível levar uma vida mais saudável e tranquila, adotando-se hábitos que promovam o fortalecimento do organismo, além de fazerem muito bem para o humor.

Neste texto, você vai saber a importância de realizar práticas que irão fazer total diferença na qualidade de vida das pessoas que estão na melhor idade da vida!

 

A melhor idade no Brasil

No Brasil, temos 38 milhões de idosos atualmente – pessoas com 60 ou mais. Isso representa cerca de um quinto dos brasileiros, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Com a idade avançada, essa população enfrenta diversos problemas de saúde. A maioria encara doenças crônicas. Segundo o Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos Brasileiros (Elsi), as cinco complicações mais comuns entre eles são:

1 – Hipertensão;

2 – Dores na coluna;

3 – Artrite;

4 – Depressão;

5 – Diabetes.

 

Para ajudar na prevenção e no combate às limitações que esses problemas causam na vida dos idosos, cuidar do corpo e da mente é uma tarefa fundamental. Veja algumas dicas que podem ter um impacto positivo na rotina das pessoas na terceira idade.

Alimentação saudável no dia a dia

Estabelecer uma dieta saudável e equilibrada é um dos principais segredos para garantir uma boa saúde a qualquer pessoa. Quando falamos da melhor idade, ela se torna ainda mais importante.

Opte por alimentos que contenham fibras, cálcio, vitaminas diversas e proteínas. Consultar a ajuda de um profissional também é importante, pois alguns idosos necessitam de nutrientes específicos que estão em falta no organismo.

 

Beber bastante água

A hidratação tem um papel essencial no funcionamento do nosso corpo. É indicado tomar pelo menos dois litros de água todos os dias.

Uma opção é misturar rodelas de limão, laranja ou folhas de hortelã para dar um sabor agradável.

 

Colocar o corpo em movimento

Para a melhor idade, os exercícios físicos podem representar um desafio. Porém exercitar-se colabora para o fortalecimento da musculatura e para a redução da pressão arterial.

Além disso, as atividades físicas ajudam a melhorar o humor, combatendo, assim, a depressão na velhice.

 

A importância de dormir bem

Ter uma rotina regrada, com noites de sono tranquilas, faz muito bem ao corpo e à mente dos idosos. Do contrário, eles podem sofrer com déficit de memória, ficar mais irritados e desenvolver doenças cardiovasculares.

A quantidade de horas de sono depende de cada pessoa. Um sono de qualidade pode variar entre seis e nove horas de duração.

 

Realizar os exames de rotina

Realizar as consultas médicas e os check-ups periódicos é um dos pontos principais para o bem-estar na terceira idade.

Isso é essencial para detectar de maneira precoce qualquer anormalidade e fazer o acompanhamento correto de alguma doença crônica que o idoso possa ter.

 

A melhor idade pode ser muito bem vivida e aproveitada se esses cuidados forem inseridos no dia a dia. Se você é idoso, adote esses hábitos a partir de hoje. E caso você seja responsável por alguma pessoa idosa, certifique-se de garantir que ela tenha uma rotina saudável!

E se você deseja contar com um plano de saúde e de benefícios que promovam mais saúde e qualidade de vida para você, conheça os planos e selos da Multsaúde! Entre em contato conosco e saiba mais!

                     

Leia também