blog do mundo mult

Volta às aulas: como preparar as crianças para a nova rotina

25/07/2021

A pandemia da Covid-19 tem afetado a nossa vida de inúmeras formas. Entre elas, o ensino das crianças tem sido bastante prejudicado. Porém a volta às aulas está próxima de ocorrer devido à imunização dos profissionais da educação.

No entanto ainda há a necessidade de manter o respeito aos protocolos de segurança e adotar novos hábitos no ambiente escolar. Quanto aos pequenos, devemos orientá-los a seguir algumas ações importantes, mesmo que eles não sejam considerados grupo de risco.

Por isso, iremos elencar algumas dicas e alguns cuidados que devem ser adotados para que as crianças retornem às aulas presenciais em segurança.

 

Explique os protocolos à criança

Certamente as escolas irão passar orientações aos alunos baseadas nos protocolos da Covid-19. Contudo é muito importante que os pais conversem com os pequenos.

Deve ser reforçado o uso da máscara, o distanciamento social, não compartilhar materiais ou outros itens com os coleguinhas e manter as mãos longe do rosto e sempre higienizadas.

 

Prepare os itens de segurança contra o coronavírus

É muito importante providenciar todos os itens de segurança às crianças, como máscaras e álcool em gel.

Do mesmo modo, é importante garantir que os pequenos troquem as máscaras entre duas e quatro horas e façam a higienização constante das mãos.

 

Escolha materiais escolares de fácil limpeza

Tenha sempre em mente que os materiais das crianças devem ser higienizados com frequência. Nesse sentido, opte por objetos feitos de plástico, como lancheiras e mochilas, para facilitar a limpeza.

 

Cuidado ao ir ao banheiro e ao bebedouro

A ida ao banheiro deve sempre ser individual, e a limpeza das mãos deve ser feita sempre. No caso de crianças menores, elas devem ser acompanhadas por um profissional da escola.

No caso do bebedouro, a criança deve utilizar um copo ou uma garrafa individual e nunca encostar a boca na torneira. É recomendado lavar as mãos antes e após o processo de buscar água.

 

Mantenha contato com a escola

É muito importante saber quais são as condições de segurança da escola e se ela está seguindo todas as recomendações para proteger as crianças.

Da mesma forma, é necessário comunicar ao colégio se o seu filho apresentou algum sintoma de Covid-19 e, principalmente, se foi diagnosticado com o vírus.

 

Converse sempre com a criança sobre o que ela está sentindo

Se para os adultos esse processo de adaptação às novas rotinas no período de pandemia é complicado, para a criança é ainda mais difícil.

Por isso, busque dialogar bastante com ela sobre esse processo de retorno às aulas, garantindo que ela esteja à vontade, além de saber as condições de segurança do ambiente escolar.

Nesse momento, os pequenos necessitam ainda mais do apoio e da atenção dos pais, parentes próximos e cuidadores.

E para manter você e o seu pequeno bem, conheça a Multsaúde e veja as opções que nós temos para tornar a sua vida mais segura. São diversos benefícios que vão desde a saúde até o lazer.

Venha ser Mult!

 

 

                     

Leia também